Saúde - Quinta-feira, 25 de Junho de 2015

Conferência discute os rumos da saúde

A plenária foi conduzida pelo médico Dr. Antônio Luiz Caldas Junior, atual vice-prefeito de Botucatu. Autoridades e munícipes discutiram ações para o setor. O profissional da UNESP já ocupou o cargo de secretário de Saúde de Botucatu.

Conferência discute os rumos da saúde

No último dia 24 a secretaria municipal de Saúde e o conselho municipal de Saúde realizaram a 3ª Conferência Municipal para avaliar a situação e o desenvolvimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e propor diretrizes para ampliar as condições de acesso à saúde. A plenária aconteceu na Câmara Municipal de Cerqueira César tendo como mestre de cerimônia, o diretor de Comunicação da prefeitura, Jeferson Cruz. O evento contou com a presença do prefeito de Cerqueira César, José Rosseto, o presidente do Poder Legislativo, Luiz Carlos Pereira, o secretário municipal de Saúde, Mauro Bertolani Junior, o vice-prefeito de Botucatu e palestrante Dr. Antônio Luiz Caldas Junior, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Mirian Gibello Gatti, a articuladora da atenção básica e mediadora da DRS VI Bauru, Maria Cecília Domênico além do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cerqueira César, Dr. Kazuo Kato.

Estiveram presentes ainda os vereadores Vicente Pavan, Maurício Amaro, César Ricardo de Souza e o Hélio Gomes. Os secretários de Saúde, Vanda Korina Nassiff Avellar (Avaré), Alice Carnaval (Iaras) e Claudia dos Santos de Quadros (Águas de Santa Bárbara) participaram do evento. Prestadores de serviços e usuários do SUS também estiveram presentes.

O prefeito José Rosseto ao fazer uso da palavra lembrou dos investimentos da atual administração no setor, mas no entanto admitiu que ainda tem muito para fazer no setor, visto que a saúde é demanda constante. O presidente da Câmara Municipal de Cerqueira César, Luiz Carlos Pereira mencionou a união do Legislativo e Executivo para os investimentos na saúde pública. Já o secretário de saúde, Mauro Bertolani Junior falou da importância da plenária para avaliar as políticas públicas visando à redução das desigualdades sociais.

A secretaria municipal de Assistência Social, Ilza Alves Rocha Cacciolari e a secretária de Educação, Fernanda Barbaresco Pires também participaram da audiência pública. Ao usar a palavra o médico Dr. Antônio Luiz Caldas Junior falou das dificuldades que os municípios enfrentam para custear a saúde, sendo que nos últimos anos os municípios aplicaram no SUS, R$ 40 milhões, investimentos acima do previsto na constituição, “Apesar deste investimentos a população anseia pela melhoria dos serviços públicos visando um atendimento de qualidade”, mencionou o médico Dr. Caldas, que já ocupou o cargo de secretário de Saúde de Botucatu.

Segundo o prefeito de Cerqueira César José Rosseto e o secretário de saúde, Mauro Bertolani Junior atualmente estão sendo aplicados um valor estimado de 30% da arrecadação no município no setor da saúde, ultrapassando o limite estipulado pelo Ministério da Saúde de 15% Rosseto lembrou ainda da implantação do SAMU (Serviço Móvel de Urgência), da reforma e ampliação das unidades básicas de saúde, a implantação da secretaria municipal de Saúde, dando maior autonomia para o setor e da construção de mais uma unidade básica de saúde localizada no bairro Recanto dos Pássaros ampliando o número de atendimentos do SUS.  Ao término do evento foram votadas as propostas que serão encaminhadas à plenária estadual foram escolhidos os delegados que participaram da Conferência Estadual da Saúde que acontece nos dias 14 e 15 de julho em Bauru.

Fonte: (Assessoria de Comunicação)