Assistência Social - Quarta-feira, 27 de Abril de 2016

CMDCA assina convênio com entidade

A solenidade de assinatura do termo de convênio para o repasse de R$ 46.579,40, recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cerqueira César.

CMDCA assina convênio com entidade

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Cerqueira César realizou na manhã do dia 11 de Abril de 2016, a solenidade de assinatura do termo de convênio para o repasse de R$ 46.579,40, recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento contou com a participação da secretária da Assistência Social, Ilza Alves Rocha Cacciolari e dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. (Foram destinados R$ 46.579,40, provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O único Projeto apresentado ao CMDCA é da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que tem como objetivo  oferecer aulas de danças e a aquisição de um aparelho chamado Pedia Suit, que ajudará no auxilio da fisioterapia das crianças e dos adolescentes atendidos pela entidade,que antes eram direcionados até a cidade de bauru, conforme explicou o presidente da entidade José Geraldo Malaquias. O mesmo agradeceu a parceria com o CMDCA e deixou a entidade de portas abertas para quem desejar visitá-los.

O CMDCA, através da sua Presidente Helena Regina Esteves Pelicer, ressaltou a importância do convenio firmado e noticiou que neste ano de 2016, o CMDCA lançará novo edital, prevendo a apresentação de novos projetos a serem executados em 2017. “Para o ano de 2016, o CMDCA estará realizando seu Plano de Ação, para melhorar o atendimento as crianças e adolescentes do município de Cerqueira César” destacou Helena. Na ocasião os conselheiros do CMDCA participaram de uma capacitação, a ação inaugurou o Programa de Capacitação Continuada para o Sistema de Garantia dos Direitos do Município de Cerqueira César.

O Curso foi ministrado pela empresa Locu´s Treinamentos e Apoio Administrativo, e foi realizado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

O Programa de Capacitação Continuada para o Sistema de Garantia dos Direitos do Município de Cerqueira Cesar visa à formação e o assessoramento a rede de proteção infanto-juvenil.

O objetivo é organizar e capacitar o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cerqueira César, fortalecendo os espaços de democracia participativa e deliberativa, tornando-os protagonistas na discussão e na deliberação das políticas públicas para crianças e adolescentes de Cerqueira César. Multiplicar conhecimentos, dividir responsabilidades, diminuir arestas, somar idéias e mobilizar pessoas, este trabalho constituirá em uma equação de sucesso do Projeto de Capacitação aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Rede de Proteção Social a Infância e a Adolescência de Cerqueira César.

A idéia é propiciar formação em pelo menos 90% dos profissionais e atores do SGD (Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Cerqueira César até o final de 2016. Este projeto trás o envolvimento dos Conselheiros dos Direitos e Tutelares, Sociedade Civil em Geral, Profissionais da área da Infância e Juventude.

A Capacitação teve como facilitador Carlos Henrique Lopes, formado em Administração de Empresas e Pedagogia, com especialidade em Comunicação nas organizações, foi Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre 2004 a 2009, atualmente é professor da área de gestão e negócios do Centro Paula Souza e consultor da Locu´s Treinamentos e Apoio Administrativo de Santa Cruz do Rio Pardo/SP.

O Curso de Capacitação ocorreu das 9  ao meio dia e das 13 ás 16h, no sede do CMDCA, na Avenida João Cardoso de Oliveira, nº 77, Centro, em Cerqueira César.