Assistência Social - Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Assistência promove qualidade de vida

O Centro de Referência de Assistência Social (N. S. de Fátima) desenvolve projetos com o grupo de Idosos com mais de 60 anos de idade que residem nas adjacências do CRAS e participam do Projeto Feliz Idade.

Assistência promove qualidade de vida

Segundo estudos a falta de atividade física pode reduzir em até 10 anos a expectativa de vida, já quem se exercita reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Diante dessa realidade o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Bairro Nossa Senhora de Fátima) desenvolve projetos com o grupo de Idosos com mais de 60 anos de idade que residem nas adjacências do CRAS e participam do Projeto Feliz Idade.

Na segunda - feira o Grupo auxilia nos cuidados necessários com uma horta ajudando no plantio e manutenção dos canteiros e ao término das atividades trazem para suas residências uma cesta com diversas hortaliças.

Na terça-feira os participantes do grupo são submetidos a uma avaliação física, aferição da pressão arterial com as técnicas de enfermagem do ESF( Bairro Nova Cerqueira) Queila de Sá e Stéfani Estevam ,  alongamentos, caminhadas e  atividades físicas com o Professor e voluntário Rudson Lemes de Lima. Consciente da importância do exercício físico na promoção da qualidade de vida para as pessoas da terceira idade o CRAS (Bairro Nossa Senhora de Fátima) em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social promove diversas atividades que visam, sobretudo, o fortalecimento de vínculos proporcionando mais qualidade de vida aos participantes. Na oportunidade os participantes ganharam uma garrafinha squeeze , para incentivar as atividades físicas, assim eles estarão com água sempre por perto durante as caminhadas.

Segundo o Professor Rudson Lemes de Lima “O objetivo maior das atividades para o grupo Feliz Idade, é contribuir para manter a saúde física, mental e social de todos, possibilitando a interação entre o grupo e garantindo a manutenção da saúde, o fortalecimento muscular, a coordenação motora, e respiratória, trabalhando a auto-estima e contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo” enfatizou Rudson.

Na quinta - feira o Grupo de Convivência Feliz Idade participa de palestras, passeios, culinárias, dinâmicas motivacionais e orientações sobre saúde, entre outras atividades artísticas e culturais. As atividades visam resgatar a cidadania dos idosos e promover sua inclusão social.

Durante os encontros que acontecem no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bairro Nossa Senhora de Fátima as segundas e quintas-feiras a partir das 7:30 da manhã e as terças - feiras à 7hs da manhã , os participantes do Grupo Feliz Idade são acolhidos com um saboroso café da manhã . A senhora Maria José de Oliveira de (78) anos que participa ativamente das atividades fez questão de demonstrar a felicidade e disposição que sente “Aqui revejo meus amigos, faço amizades e procuro aproveitar os momentos, afinal nós idosos temos que sempre tirar um tempinho pra gente, deixar os afazeres e cuidar um pouco mais de nós, digo sempre que o Cras passou a ser a minha segunda casa” ressalta Dona Maria com um belo sorriso no rosto.

A assistente social Silmara Botejara técnica responsável pelo Grupo enfatiza que “É muito gratificante ver que o trabalho desenvolvido no CRAS faz a diferença na vida de cada uma dessas pessoas, aqui somos uma verdadeira família, cada um ajudando o outro com suas experiências de vida. Participam das atividades a coordenadora do CRAS (Bairro Nossa Senhora de Fátima) Ângela Bage, Irene Filadelfo e  Maria Lucia Vidal .