Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 19 de Setembro de 2016

Canil Municipal funciona na FAICC

Canil Municipal funciona na FAICC

Para reduzir o número de animais abandonados nas ruas de Cerqueira César a secretaria municipal de Meio Ambiente em parceria com o Canil Municipal  e voluntários estão promovendo a adoção consciente de animais recolhidos das ruas.

A iniciativa busca reinserir em um ambiente mais saudável os animais que são encontrados soltos nas vias públicas. O Canil Municipal localizado no recinto da FAICC, atualmente abriga mais de 100 animais, que muitas vezes são resgatados devidos aos maus-tratos, ou de situações de relevância para a saúde pública.

Segundo a veterinária Naide Viana quando chegam ao Canil Municipal, os animais passam por avaliação médica veterinária, se necessário recebem tratamento adequado, todos são imunizados contra a raiva, doenças virais, esterilizados (castrados), vermifugados, e disponibilizados para adoção.

A veterinária explica que o Canil conta somente com um profissional especializado em medicina veterinária, proporcionando cirurgias de castrações, primeiramente aos animais (cães e gatos) disponíveis no canil e depois, a prioridade é os bichos de estimação de famílias carentes do município “ Gostaríamos que a população se conscientizasse que as castrações são gratuitas , porém somente para os animais das famílias de baixa renda , os  animais que vivem nas ruas e os animais que se encontram para adoção no canil .

A veterinária destaca também que todos os animais passam por um tratamento de ressocialização, que inclui passeios e brincadeiras, para se tornarem amigáveis, e no ato da adoção, é realizado uma prévia entrevista onde o adotante assina um termo de compromisso e responsabilidade pela posse do animal.

Naide explica que atualmente o canil municipal

desenvolve um projeto chamado Cãopanhia que visa visitar instituições e entidades como Lar São Vicente de Paula, APAE entre outras, a iniciativa do projeto é distribuir carinho e alegria melhorando o desenvolvimento emocional e a qualidade de vida das pessoas, os animais quebram a depressão tão comum nos idosos, torna as pessoas mais receptivas ao meio em que vive, traz um sorriso, auxilia na interação especialmente daqueles que não têm mais vínculos familiares, como é o caso dos que vivem em instituições, que lidam com assuntos que abordam  o abandono ou as dificuldades da vida, a veterinária juntamente com Bióloga Beatriz Socksen e voluntários ministram palestras também nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Bairro Nossa Senhora de Fátima e Recanto dos Pássaros orientando as famílias de baixa renda e difundindo