Cultura - Segunda-feira, 19 de Setembro de 2016

Biblioteca registra aumento de leitores

Biblioteca registra aumento de leitores

Cerqueira César tem em seu passado uma bela história com os livros. Quando a cidade não tinha nenhuma biblioteca disponível para a população, o Padre José Julianetti, foi o primeiro a se preocupar com essa questão. Naquele tempo ter um livro para ler só mesmo quando alguém ia para a capital e comprava, e se fosse generoso emprestava para outros lerem. Foi então que o Padre José Julianetti preocupado com a juventude começou a montar a primeira biblioteca num compartimento na torre da igreja. Mas era difícil ter por lá uma pessoa para atender a população além da escada apertada para subir. Conversando com dona Paula Paulistch sobre esse problema, ela lhe ofereceu inicialmente um cômodo de seu armazém onde ela mesma em nome da Cultura se faria atendente da biblioteca. Tempos depois seu chegou a fazer uma pequena sala em seu quintal para instalar esse acervo da “Biblioteca Paroquial” como ficou conhecida. Tornou-se aquele local a grande opção para a população, principalmente para as crianças e a juventude da época que passaram a ter essa opção cultural.  Essa foi oficialmente a nossa primeira biblioteca, a raiz de todas as outras que posteriormente passariam a existir. Essa biblioteca ainda existe, e está no seu mesmo local de origem, ou seja, na casa da professora Inge. Mas em se tratando da nossa biblioteca municipal, nosso acervo literário todos os anos recebe um fluxo enorme de pessoas incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nestes últimos cinco anos com incentivo a leitura temos tido retiradas de mais de cinco mil livros por ano confirmando que na cidade existem muitos leitores, ou seja, pessoas que fazem do livro o seu lazer preferido. Segundo dados da diretoria municipal de Cultura. É uma excelente escolha porque quem tem um livro consigo nunca estará sozinho. Como nos anos anteriores, 2015 foi também um ano de muita freqüência e muitas retiradas de livros. Grande parte desses leitores inclui crianças que religiosamente todas as semanas vêm trazer os livrinhos infantis que levou para ler e retirar outros. Impressionante é ver adolescentes que retiram livros de brochura enorme e lêem com a maior tranqüilidade e às vezes até em pouco tempo para poder retirar outro livro. Curtem o prazer da boa leitura. Apesar de toda tecnologia da internet, com toda certeza nada vai superar a poesia e o romantismo de um bom livro de papel. O livro sempre foi um meio eficiente de se adquirir conhecimentos e sabedoria há mais de séculos. Temos uma biblioteca no centro da cidade, o que facilita muito a freqüência dos leitores e mais uma vez ultrapassamos os cinco mil volumes retirados no ano de 2015. O cerqueirense atesta forma o seu amor pelos bons livros. Para isso vale a celebre frase de Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.