Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Cerqueira César, Sábado, 30 de Maio de 2020 Telefone (14) 3714-7200

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 16:00 Horas

Sáb
30/05
25 °C
7 °C
Índice UV
6.0
Domi
31/05
24 °C
6 °C
Índice UV
6.0
Segu
01/06
26 °C
9 °C
Índice UV
6.0
Ter
02/06
18 °C
11 °C
Índice UV
6.0

Saúde - Segunda-feira, 23 de Março de 2020

Notícias por Categoria

Prefeito e Secretária de Saúde concedem entrevista a Estrela FM, sobre o Covid-19


Com o objetivo de orientar a população sobre a pandemia no coronavírus, autoridades municipais foram entrevistadas na emissora local

No último sábado, dia 21 de março, o prefeito de Cerqueira César, José Carlos Gerdullo - Neno Gerdullo - acompanhado da secretária municipal de Saúde, Marilda Rissatto Paulin, do diretor de Comunicação, Jeferson Cruz e do assessor de imprensa da Câmara Municipal, David Gilson Moreira compareceu na Rádio Estrela FM, para esclarecimentos à população cerqueirense sobre o Covid-19.

Atendendo a um convite do diretor presidente da emissora Juliano Marins e do diretor de artístico da emissora Giuliano Garcia, as autoridades municipais estiveram na rádio local.

 

O pároco do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, Pe. Tarcísio César de Oliveira também participou da entrevista, que foi conduzida pela radialista Regiane Oliveira, durante o programa Manhã Show.

 

O prefeito explicou todas as ações implementadas pelo Poder Executivo para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Segundo o Chefe do Executivo, José Carlos Gerdullo, (02) dois Decretos foram editados pelo Município primando pela saúde pública da população. Reuniões constantemente estão sendo feitas com secretários municipais, autoridades militares e diversos segmentos da sociedade para o enfrentamento da doença.

 

Medidas como a suspensão de aulas, alteração do horário de funcionamento do Paço Municipal, de forma que possa evitar aglomerações, recomendações para que os estabelecimentos comerciais para a suspensão de atividades, com exceção aos serviços de saúde, distribuição de alimentos, água envasada, gaz de cozinha e postos de combustíveis. Tudo com o objetivo de frear a pandemia do coronavírus.

 

De acordo com a secretária, Marilda Paulin, (02) dois casos suspeitos da Covid-19 estão sendo monitorados pelos profissionais da secretaria de Saúde. Até o presente momento, nenhum caso foi confirmado no município.

 

Segundo ela, os dois pacientes que apresentaram sintomas do coronavírus, passam bem e ambos cumprem a quarentena e isolamento social, como preconizam os protocolos do Ministério da Saúde.A gestora também tranquilizou a população, ao reiterar que até o presente momento, não há nenhum caso confirmado do coronavírus na cidade de Cerqueira César.

 

"A secretaria de Saúde instituiu através de Portaria o Comitê Municipal de Enfrentamento do Covid-19, composto por médicos, enfermeiros, profissionais da rede e profissionais da Santa Casa de Cerqueira César para ações de combate ao coronavírus. Todos os procedimentos seguem as normas do Ministério da Saúde", afirma ela. Quanto à divulgação dos resultados a secretária disse que, nos próximos dias será divulgada a situação destes casos que estão monitorados no município. Marilda Paulin afirmou que, a partir de segunda-feira  (23) a secretaria de Saúde passará a informar periodicamente a população, a notificação de casos, suspeitos, descartados e confirmados.por meio de Boletim Epidemiológico. O informativo será disponibilizado diariamente na rede social da Prefeitura.

 

"Ações como o isolamento social, a devida higienização das mãos é a forma mais segura de evitar o contágio do coronavírus. Então pedimos a colaboração de todos, para permaneçam em suas respectivas residências, fiquem em suas casa, somente saia se for absolutamente necessário", lembrou o prefeito de Cerqueira César, Neno Gerdullo.

 

O Padre Tarcísio que também é psicólogo, falou da importância da população estar atenta as recomendações dos órgãos de saúde. No entanto o líder religioso também destacou que, a população deve cuidar do emocional. "É necessário seguir todas as orientações dos órgãos competentes, para as medidas de prevenção. Mas não podemos criar pânico. Precisamos checar as informações, antes de sair compartilhando qualquer notícia à respeito do assunto", lembrou o sacerdote e psicólogo.

 

FAKE NEWS - As autoridades municipais também reforçaram que, é um momento de prevenção. O compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus. O prefeito Neno Gerdullo e a secretária de Saúde, também esclareceram dúvidas dos ouvintes respondendo os questionamentos enviados à emissora, através de telefonemas e mensagens da rede social.

 

ESTRUTURA - Questionada quanto a estrutura do município, para o enfrentamento da pandemia. A secretária enfatizou que, o prefeito determinou a compra imediata de máscaras e álcool gel destinado aos pelos profissionais de saúde, que atuam junto à população. Marilda também disse que, a Santa Casa de Misericórdia de Cerqueira César conta com (01) um aparelho respirador - equipamento médico que realiza ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves, no caso para pacientes com sintomas do Covid-19.Todas as unidades de saúde do município estão funcionando, mas com atendimento prioritário para pacientes sintomáticos (dores no corpo, febre, tosse e problemas respiratórios). Os pacientes que apresentarem quaisquer os sintomas são monitorados pela Secretaria de Saúde. Tendo agravamento os mesmo será estabilizado na Santa Casa local e posteriormente encaminhado ao HC - Hospital das Clínicas de Botucatu, referência na região para o tratamento do Covid-19.

 

SERVIÇOS- A gestora de Saúde também informou que os serviços de atendimentos à gestantes, vacinas e transporte de pacientes funcionam normalmente. No entanto consultas de rotinas, pedidos e resultados de exames, exames preventivos estão com serviços suspensos temporariamente. Uma vez que os profissionais de saúde concentram suas atividades na investigação de casos suspeito do novo coronavírus.

 

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE - Na próxima quarta-feira( 25) tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) destinada à idosos e trabalhadores da saúde, nesta primeira etapa.A secretária de Saúde do município, Marilda Rissatto Paulin informa que, a população acima de 60 anos deve procurar a unidades de saúde para a imunização contra o vírus influenza. A priorização dos idosos mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. (Comunicação da Prefeitura)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Prefeitura Municipal de Cerqueira César

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!