Secretário Municipal de Educação apresenta seu plano de trabalho

Educação - Quinta-feira, 28 de Março de 2019


Secretário Municipal de Educação apresenta seu plano de trabalho



O secretário municipal de Educação, Fabricio Alves apresentou nesta semana o seu plano de trabalho à frente da pasta. Ele responde pela pasta desde de fevereiro, como gestor do município, após a secretária anterior ter entregue o cargo. Pedagogo com pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e clínica, Fabrício leciona no município desde 2010, iniciando sua carreira na Fundação Casa de Cerqueira César, EMEIEF Prof. “Avelino Pereira”, escola Quintalzinho e APAE.
Além do trabalho em sala de aula, o docente já foi Coordenador Pedagógico na EMEIEF "Prof. “Avelino Pereira".
De acordo com o gestor Fabricio Alves, a proposta de trabalho na secretaria tem como prioridade na aprendizagem dos alunos. O secretário de Educação enviou também Carta Aberta ao Prefeito Municipal e à Câmara de Vereadores com o plano de metas para a pasta de Educação. Leia abaixo a transcrição na íntegra:


“Agradeço e parabenizo a Professora Maria Blanca Pires pelo trabalho realizado e organização durante sua gestão nesta Secretaria Municipal de Educação. Agradeço a confiança do Excelentíssimo Prefeito Municipal José Carlos Gerdullo e destaco sua prioridade no trabalho com a Educação Municipal. Trabalharei com total transparência em conjunto com os Conselhos Municipais de Educação, CACS-FUNDEB e CAE, sempre visando a lisura na administração pública de nosso município. Através de sistemas implantados nesta Secretaria, será possível expor a todos de nossa comunidade a utilização dos recursos humanos, financeiros e pedagógicos, possibilitando melhor planejamento e estratégias para as ações necessárias de forma pontual e objetiva.


Minha maior meta enquanto Secretário não se limita a atingir metas somente, mas sim garantir aos nossos discentes o direito à aprendizagem. Quanto a formação da Equipe da Secretaria Municipal de Educação, agradeço a confiança de nossas colegas pela permanência, sabendo da necessidade da continuidade do trabalho pedagógico organizado em conjunto, e coloco toda Equipe a disposição da Rede Municipal para o melhor encaminhamento e organização de nosso trabalho educacional. Após reunião com os gestores, solicitei a prioridade da manutenção para preservar a segurança de nossas crianças na Rede Municipal, neste sentido, estou em tratativas com o Departamento de Licitação, Compras e Contábil para reorganizar o espaço físico das escolas que necessitam com máxima urgência, podendo em parceria com os Conselhos, compreendendo e respeitando a representatividade da Comunidade Educacional, no qual iremos estabelecer as prioridades no atendimento.

 

Nas próximas semanas iremos inaugurar a Creche Professora Maria Julieta Zaloti e estou organizando de imediato um Plano de Ação para criação de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) visando atividades multidisciplinares, além de trabalhar o pedagógico, a saúde e a educação das crianças. O contato direto com os diretores, professores, médicos, fonoaudiólogos e psicólogos que atenderão os alunos será o diferencial do atendimento especializado. Para a concretização do Centro necessito da parceria das demais Secretarias municipais para possibilitar o atendimento mencionado. Caso não seja possível estabelecer no próprio Centro o atendimento de “médicos, fonoaudiólogos e psicólogos” tentaremos organizar o atendimento no Centro de Saúde utilizando de transporte para garantir 100% do atendimento a criança, compreendendo como prioridade a criança e suas necessidades.

 

Sabemos das carências estruturais na Rede Municipal, solicitaremos nos próximos meses orçamento quanto a verificação de toda instalação elétrica das escolas municipais para planejar respeitando a Lei Responsabilidade Fiscal e Orçamento desta Secretaria a instalação de Ar Condicionado, porém, para iniciar este trabalho será analisado em conjunto com os Conselhos e Equipe Gestora, compreendendo que será estabelecido um plano de atendimento, Curto, Médio e Longo prazo de atendimento devido ao custo. Quanto aos motoristas da Secretaria Municipal de Educação, estou analisando junto ao Prefeito, respeitando a ISONOMIA SALARIAL, encaminhar para a Câmara Municipal a mesma gratificação proposta aos motoristas que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, reconhecendo a importância e responsabilidade de cada servidor.

 

Preocupado em dar maior condição pedagógica aos professores com alunos de atendimento educacional especializado com laudos em classe regular, organizarei uma proposta junto ao Prefeito e Câmara Municipal para reduzir os números de alunos por classe, nesta condição. Quanto a formação, evidenciou-se através das respostas do memorando 126/2019, a necessidade de trabalho para auxiliar a Equipe Docente quanto a Indisciplina dos alunos e formação para os funcionários quanto às funções e atendimento a comunidade escolar. Destaco abaixo trechos das respostas que embasam as solicitações:

 

EMEIEF Prof. Avelino Pereira“[...]O tema indisciplina é abordado pelos docentes nos conselhos escolares, estes relatam a interferência direta na aprendizagem dos educandos.[...]’’


EMEIEF Profª Maria José França Nogueira“[...] fator que influencia de forma negativa o rendimento do aluno e da sala de aula no que tange a aprendizagem dos conteúdos escolares e o equilíbrio nas relações entre os alunos.[...]” “[...] Validamos a necessidade de formação ao corpo docente para melhor proceder em situações de indisciplina[...]” “[...] necessidade de formação aos servidores efetivos em nossa U.E., afirmo que é uma necessidade urgente, partindo do princípio que todos na escola são educadores e que a formação qualifica o profissional a trabalhar de forma mais adequada com a criança, a realizar suas funções de forma mais consciência e a conviver em grupo de maneira mais harmônica [...]”

 

CRECHE Profª Maria Julieta Zaloti “[...] extrema importância a formação dos servidores efetivos, pois a mesma qualifica o trabalho profissional para que melhor entendam suas condutas e a forma mais adequada de como tratar e atender a comunidade escolar [...]” CRECHE Conceição Avellar Campos Brito “[...] oportunidade de formação para aperfeiçoamento de diálogo e relações interpessoais com pais/familiares/responsáveis de nossas crianças[...]” “[...] relação a necessidade de formação aos servidores efetivos em nossa U.E., afirmo ser uma questão urgente a ser sanada[...]” CRECHE Profª Sebastiana Franco de Oliveira “[...] a prioridade dessa Unidade Escolar a formação que se necessita para os servidores efetivos seria no âmbito de esclarecer suas atribuições e aperfeiçoar o lado profissional, contribuindo assim, para melhor convivência e atendimento dos alunos.[...]”

 

EMEIEF Profª Zely Meira Cacciolari “[...] a indisciplina na escola, é um dos grandes desafios no universo escolar, tanto para alunos quanto para professores e família, além de dificultar o processo de aprendizagem. Esse tipo de comportamento pode afetar a construção das relações e prejudicar a socialização dos alunos [...]” EMEI Profª Marieta Rolim de Moura “[...] Consideramos importante a iniciativa da Secretaria de Educação em se preocupar com tal questionamento e a refletir sobre a necessidade de formação do corpo docente para melhor proceder em situações de indisciplina. Há a necessidade de formação de todos servidores que atuam nesta U.E., perante as dificuldades encontradas e o aumento de novos funcionários.”

 

EMEI Aparecida Matheus Rolim “(Formação dos Servidores). Com uma boa formação, eles são capazes de trazer informações importantes sobre a convivência entre os alunos que poderão ser objeto de análise para o diretor e a equipe docente, planejar e executar intervenções. “[...] a equipe escolar necessita de formação e colaboração no trabalho com indisciplina escolar para a melhoria da qualidade de ensino.” Visando os apontamentos pelas Escolas e atendimento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), organizaremos um trabalho com Habilidades e Competências Socioemocionais para colaborar na atuação do docente quanto a Indisciplina e formação dos Servidores quanto suas funções e melhor atendimento a Comunidade Escolar. Coloco-me a disposição de todos para qualquer dúvida e/ou propostas de trabalho ou política pública que possa beneficiar a todos”

 

(Prof. Fabricio Alves)
 

Prefeitura Municipal


Cerqueira César