Profissionais do SAMU ministram capacitação Aos colaboradores da APAE

Saúde - Quarta-feira, 27 de Julho de 2022


Profissionais do SAMU ministram capacitação Aos colaboradores da APAE

Na terça-feira (26/10) os profissionais do SAMU (Serviço Móvel de Urgência), por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma capacitação aos colaboradores da APAE – (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cerqueira César. A capacitação foi ministrada pelo técnico de enfermagem do SAMU, Edson Festa, pela gerente de base do Serviço Móvel de Urgência, a enfermeira Juliana Corrêa de Paula e pela condutora Ana Paula Sizino. 

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Mauro Bertolani Junior, a presidente da APAE, Helena Regina Esteves Pelicer, da diretora da entidade Jane Fernandes, da coordenadora pedagógica da entidade, Aliny Camacho além da enfermeira da APAE, Talita Oliveira. 

De acordo com a gerente de base do SAMU, Juliana Corrêa de Paula, o treinamento é de extrema importância para a assistência inicial nos casos de urgência, até a chegada do socorro. “A capacitação visa possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada”, explica o secretário municipal de Saúde, Mauro Bertolani Junior.  A presidente da APAE, Helena Regina Esteves Pelicer também destacou a importância do treinamento para os profissionais da entidade. 

“O treinamento sobre primeiros socorros, visa garantir mais segurança aos nossos atendidos, bem como aos responsáveis e pais no ambiente escolar”, conclui a presidente da entidade, Helena Pelicer.  Vale destacar que a APAE, conta atualmente com 140 assistidos dos municípios de Cerqueira César, Águas de Santa Bárbara e Iaras. 

A entidade assistencial também dispõe do Centro de Especialidades com atendimento às crianças e adolescentes com deficiência, da rede municipal e estadual. O Centrinho oferece serviços na de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e psicopedagogia sob a coordenação da assistente social, Silvana Paixão. 

SERVIÇO – A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cerqueira César, funciona na Rua dos Jacarandás nº 284, no bairro Chácara Moura Leite, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.  (Comunicação da Prefeitura) 

 

Prefeitura Municipal


Cerqueira César