Município recebe cadeiras motorizadas e de banho, por meio da APAE de Taquarituba
Pessoa com Deficiência - Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso de Cerqueira César viabilizou a entrega de cadeiras motorizadas e cadeiras de banho aos participantes de seus projetos, por meio de um programa desenvolvido pela APAE de Taquarituba. Ao todo, o município foi contemplado com 09 cadeiras motorizadas e 08 cadeiras de banho. A entrega integrou as comemorações do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência celebrado no último dia 03 de dezembro.
Desde 2024, a APAE de Taquarituba promove a distribuição desses equipamentos a pessoas com mobilidade reduzida a partir dos 12 anos de idade. O processo de seleção é realizado por meio de triagem conduzida pelo setor de Assistência Social e pela equipe de fisioterapia da instituição. Após a triagem inicial, fisioterapeutas avaliam individualmente cada beneficiário, realizando medições e identificando o modelo adequado às necessidades de cada usuário. Em seguida, a solicitação dos equipamentos é formalizada pela diretoria da APAE.
Para celebrar o *Dia da Pessoa com Deficiência*, a secretaria promoveu uma confraternização no Fundo Social, reunindo os participantes dos projetos voltados aos PCDs. O evento contou com a presença do prefeito Diego Cinto, da secretária da Pessoa com Deficiência e Idoso, Jeruza Paulin Pavan, da diretora da pasta, Daniele Saggin, o secretário de Saúde, Otávio Angstmann e a subsecretária Marcela Camargo. Participaram também o presidente da Câmara, Jean Carlo Bento, os vereadores Emerson César Calixto, Renan Lopes, Adriana Grillo e Regina Ferreira. Os PCDs também receberam uma cesta de produtos oferecida pela empresa Gran Corte Alimentos.
O chefe do Executivo e os vereadores destacaram o trabalho de excelência realizado pela APAE de Taquarituba e agradeceram a parceria que vem garantindo mais acessibilidade aos PCDs do município. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Arlindo Silva também destacou a importância das atividades desenvolvidas pela secretaria, que foi criada na primeira gestão do prefeito Diego Cinto.
A pasta também era um desejo da primeira-dama Gisele Machado, visando à valorização e o respeito das pessoas com deficiência e da melhor idade.
A secretaria reafirma seu compromisso em promover acessibilidade, autonomia e qualidade de vida para pessoas com deficiência e idosos de Cerqueira César, fortalecendo parcerias com instituições dedicadas à dignidade e inclusão. (Comunicação da Prefeitura)
