Obras da nova ETE começam em julho

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 21 de Maio de 2015


Obras da nova ETE começam em julho

No último dia 20 de maio o prefeito municipal José Rosseto e o secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Agricultura, Edson Ferraz de Oliveira se reuniram com o diretor técnico do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado, Sampaio Faria Filho para deliberarem sobre o reinicio das obras de construção da novo emissário da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que será feito no bairro Três Ranchos. 

A reunião aconteceu na secretaria municipal de Meio Ambiente e contou com a presença da bióloga da SMA, Luciana Regina Castagnaro, o chefe do departamento municipal de Convênios Estaduais e Federais, Tadeu de Oliveira Godoy Filho, o diretor de Gabinete da prefeitura, Sylvio Lima Neto, o engenheiro da prefeitura de Cerqueira César, Mauro Roberto Cunha, o engenheiro civil Leonardo Simões Cunha, o coordenador de projetos da empresa SANEPROJ, Cézar Alegrette e o diretor municipal de Comunicação, Jeferson Cruz.

O investimento será de R$ 8 milhões através do Programa Água Limpa, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado. Segundo a assessoria de Comunicação da prefeitura as obras serão retomadas a partir da segunda quinzena de julho e acompanham o cronograma previsto pela Secretaria de Estado.

ÁGUA LIMPA - A maioria dos municípios do Estado de São Paulo conta com rede coletora de esgoto em quase toda sua área urbana. Muitos, no entanto, ainda não possuem sistema de tratamento de esgoto doméstico, o que representa grave agressão ao meio ambiente e aos mananciais. Além de comprometer a qualidade da água dos rios, o despejo de esgoto bruto traz um sério risco de disseminação de doenças. 
Para enfrentar o problema, o Governo do Estado de São Paulo criou, em 2005, o Programa Água Limpa, ação conjunta da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria Estadual da Saúde, executado em parceria com as prefeituras. O programa visa implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização, em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp e que despejam seus efluentes "in natura" nos córregos e rios locais. 

O prefeito de Cerqueira César falou da importância da obra para garantia das futuras gerações. “Estamos projetando a cidade para o crescimento ao longo dos próximos cinquenta anos. Com a conclusão desta obra estaremos garantindo uma melhor qualidade de vida aos munícipes”, conclui José Rosseto.

Fonte: (Assessoria de Comunicação)     

Prefeitura Municipal


Cerqueira César