Cerqueira César, domingo, 07 de agosto de 2022 Telefone (14) 3714-7200

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Plantio de Árvore marca as comemorações do Centenário

a secretaria municipal de Meio Ambiente efetuou o plantio de um ipê na Praça Paula Paulitsch, fazendo parte das comemorações do Centenário.

No último dia 08 de outubro a secretaria municipal de Meio Ambiente efetuou o plantio de árvore na Praça Paula Paulitsch, no bairro São Lucas fazendo parte das comemorações do Centenário de Cerqueira César. O evento contou com a presença do prefeito municipal Marco Antonio Zaloti; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vera Lúcia Pinto da Fonseca Zaloti; do secretário municipal de Meio Ambiente, Wesley André de Almeida Pires; da diretora do departamento de Meio Ambiente, Amanda Alves; do vereador Agnaldo Corrêa; funcionários da secretaria e familiares da homenageada.

A família foi representada pela filha da saudosa Paula, a professora Maria Ingeborg Paulitsch e as netas Elizabeth Teresa Paulitsch e Margarida Paulitsch Heule.  Na ocasião as autoridades realizaram o plantio de uma espécie de ipê, árvore nativa do  país; que foi germinada na praça localizada nas proximidades da Capela São Lucas. O local leva o nome da musicista e professora.

A saudosa Paula que foi regente, teclatista, pianista, cantora e professora de línguas onde lecionou francês, inglês e alemão. Paula Paulitsch organizou a Cruz Vermelha com o Dr. J. J. de Moraes Sarmento, salvando vidas, como enfermeira na Revolução Constitucionalista de 1.932. A musicista e também professora foi a fundadora do Coro Santa Cecília que neste ano completa 95 anos de fundação.  Emocionados os familiares agradeceram a homenagem do município no ano do Centenário de Cerqueira César. “ Mamãe tinha uma verdadeira paixão pelos animais e plantas e sempre foi uma defensora do Meio Ambiente”, lembrou Inge Paulitsch. O prefeito Marcos Zaloti aproveitou a ocasião para agradecer a vasta contribuição cultural e histórica da família Paulistch em prol do município nestes 100 anos de fundação.

IPÊ – O nome científico da espécie denominada da Tabebuia é conhecido popularmente como Ipê é do gênero neotropical, mais comum da família Bignoniaceae. Em 1978 a Lei 6.507 oficializou a flor do ipê como flor nacional do Brasil.  "Ipê" e "ipé" provêm do tupi ï'pé, "árvore cascuda". Pau-d'arco" é uma referência a seu uso pelos povos indígenas do Brasil como matéria-prima para confecção de arcos. "Ipeúva" provém do tupi ip'ïwa, "árvore da casca".

Portal atualizado em: 05/08/2022 15:38:19