Educação - Quinta-feira, 15 de Março de 2018

Projeto Arco Íris comemora o Dia do Circo

A apresentação dos alunos aconteceu na EMEIF Prof. Avelino Pereira com a presença de autoridades

Projeto Arco Íris comemora o Dia do Circo

Os alunos do projeto Arco Íris – Complementação de Estudos da EMEIF Prof. ‘’Avelino Pereira’’ realizou no dia 15 de março, uma apresentação em comemoração ao Dia Internacional do Circo. O evento aconteceu na quadra da escola Avelino Pereira e contou com a presença do prefeito municipal Marcos Antonio Zaloti, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vera Lúcia Pinto da Fonseca Zaloti, a supervisora municipal de Ensino, Beatriz Marsoleta, a gestora da escola Tiago Jeremias, a vice-gestora Tais Regina, a coordenadora Fernanda Vaz e a coordenadora do projeto Arco Íris, Edmara Cintia Bolher. O prefeito Marcos Zaloti e sua esposa Vera parabenizaram as crianças pela performance, durante a apresentação. A festividade contou ainda com a presença dos pais e familiares dos respectivos alunos.

Atualmente comemora-se o Dia do Circo, no país em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa. Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo. O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.