Cerqueira César, quarta-feira, 06 de julho de 2022 Telefone (14) 3714-7200

Saúde - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

UBS Dr. José Guilherme Minossi é entregue a população

A unidade básica de saúde foi inaugurada no bairro Nova Cerqueira. O equipamento conta com um investimento de mais de R$ 2 milhões do BID.

UBS Dr. José Guilherme Minossi é entregue a população

No dia 02 de outubro foi inaugurado a Unidade Básica de Saúde, “Doutor José Guilherme Minossi” localizada no bairro Nova Cerqueira. Com um investimento de mais de R$ 2 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o bairro Nova Cerqueira ganhou uma moderna e equipada UBS.

Permeado por muita emoção, autoridades locais, familiares, amigos e população em geral participaram da celebração que homenageia um importante médico que deixou um grande legado entre todos da cidade.

Diversas autoridades estiveram presentes dentre elas o prefeito de Cerqueira César, Neno Gerdullo, a secretária municipal de Saúde, Marilda Rissatto Paulin, a diretora da Estratégia Saúde da Família, Carolina da Silva Costa Pires, a assistente técnica da Unidade de Coordenação de Projetos da SES - SP - Programa Saúde em Ação, Magnólia G. Bastos de Oliveira Santos - a diretora do CDQ Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS, Maria Canoas e articuladora da Atenção Básica da Saúde, Cecília Moreira.

O presidente do Legislativo, Luiz Henrique Alves Cruz Junior acompanhado dos Vereadores, Celso Bassetto, Emerson César Calixto, Fábio Rossetto, Fernando Luiz Bataglini, Maurício Amaro e Sidney Marcos Cardoso também prestigiaram a inauguração da Unidade Básica de Saúde.

Participaram ainda da solenidade os secretários José Aírton Cardoso (Governo), Daiane Corrêa Novaga (Assistência Social), Wesley André de Almeida Pires (Meio Ambiente, Agricultura e Turismo), diretores municipais, o Vigário Paroquial do Santuário de Santa Teresinha - Padre Laudo Corrêa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cerqueira César, Marici Mazza, o presidente da OAB - David Vitório Minossi Zaina - (primo do homenageado), acompanhado de sua mãe Teresinha Minossi,  presidentes e representantes dos clubes  de serviços, entidades, representantes da Santa Casa de Misericórdia, profissionais da área da saúde, familiares do homenageado e a comunidade local.

Destaque ainda para a presença dos ex-prefeitos João Batista dos Santos, Luiz Silvestre e Abel Pedro Ribeiro.

Por iniciativa do vereador Fábio Rossetto o Projeto de Lei 47/2018 foi apresentado em sessão ordinária e aprovado por unanimidade pelos vereadores da casa com o objetivo de dispor sobre a denominação da nova UBS em homenagem ao conhecido médico “Zé Guilherme”. Através de uma belíssima homenagem o vereador Fábio Rossetto e autor do projeto, concluiu em seu discurso, “Muitas pessoas fazem de tudo para serem marcantes, outras agem naturalmente e se tornam inesquecíveis”, disse o vereador.

José Guilherme se formou em medicina pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) onde também completou residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, além da habilitação em cirurgia oncológica e da atuação como professor, mestre e doutor.

Após sua formação, José Guilherme passou a construir sua história com a medicina na cidade de Cerqueira César, onde atuou como cirurgião na Santa Casa do município e dedicou-se ainda aos aspectos médico-legais do exercício da medicina clínica e cirúrgica. O médico faleceu em fevereiro de 2015 deixando um grande legado como profissional e ser humano.

Durante a celebração de inauguração da nova UBS estiveram presentes a mãe de José Guilherme, dona Justina Bagali Minossi, o irmão Marlon Minossi, a irmã Fátima Minossi e a esposa Soraya Vendites que receberam os cumprimentos das autoridades presentes, além de uma placa simbólica do vereador Fábio Rossetto.

Durante o uso da palavra, o prefeito municipal, José Carlos Gerdullo, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Henrique, a secretária municipal de Saúde, Marilda Paulin e o vereador Fábio Rossetto ressaltaram memórias de José Guilherme, além de sua contribuição na saúde do município. O prefeito de Cerqueira César enalteceu ainda o trabalho dos gestores que o antecederam e agradeceu a colaboração de todos que deram sua contribuição para a melhoria da saúde pública.

“É uma grande alegria poder estar inaugurando esta Unidade Básica de Saúde. Foi muito bem escolhida a denominação dada a essa unidade. Ele foi um médico incansável, batalhador e competente em suas habilidades, além de contribuir também com a gestão pública como vice-prefeito e que muito fez pela nossa cidade. Hoje, em sua saudosa memória, tenho certeza que ele está nos assistindo aqui e está contente com essa denominação.  Está unidade de saúde é da população, cuide dela como se fosse o seu lar, zelando pelo patrimônio público”, concluiu o prefeito Neno Gerdullo.

Após o descerramento da placa realizada pelo prefeito municipal, vereadores e familiares, todos puderam conhecer as instalações da nova Unidade que beneficiará a população cerqueirense.

A Unidade Básica de Saúde, ESF Dr. “José Guilherme Minossi”, totaliza um investimento de R$ 2.379.739,30 (Dois milhões, trezentos e setenta noves, setecentos e trinta nove reais e trinta centavos) e foi financiada através do Programa Saúde em Ação, do Governo do Estado através do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. O programa tem como objetivo fortalecer a saúde pública no Estado.

Colaborou: (Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores/ Comunicação da Prefeitura – Fotos: Xerife e Natália Lemos)

Versão do sistema: 2.0.0 - 01/07/2022

Portal atualizado em: 06/07/2022 11:52:49