Cerqueira César, domingo, 07 de agosto de 2022 Telefone (14) 3714-7200

Saúde - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2015

Secretaria comemora avanço tecnológico

A secretaria municipal de Saúde recebeu um importante e esclarecedor treinamento sobre a implantação do Sistema E-SUS/Atenção Básica. A capacitação foi ministrada pela representante do Ministério da Saúde, Márcia Reis.

Secretaria comemora avanço tecnológico

Durante o mês de outubro os profissionais da secretaria municipal de Saúde de Cerqueira César receberam um importante e esclarecedor treinamento sobre a implantação do Sistema E-SUS/Atenção Básica. A capacitação foi ministrada pela representante do Ministério da Saúde, Márcia Reis. O evento aconteceu nas dependências da unidade de saúde “ESF Dr. Edenyr Pagliarini” além dos profissionais da saúde o treinamento contou com a presença do gestor municipal Mauro Bertolani Junior, o chefe do departamento de informática da prefeitura, Marcos Paulo Silvério e a articuladora da Atenção Básica, DRS  VI Bauru, Maria Cecília Moreira Domenico.

O secretário municipal de saúde, Mauro comemora o avanço tecnológico, “Com a implantação do Sistema E-SUS/AB estaremos unificando os atendimentos da rede SUS possibilitando a reorganização dos serviços oferecidos aos nossos pacientes, aprimorando o atendimento e assistência à saúde dos munícipes”, explicou o secretário de Saúde, Bertolani Jr.

Formas de utilizar o novo sistema

O sistema pode ser utilizado de duas formas. Com a coleta de dados simplificada, visa atender às equipes de Atenção Básica lotadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com baixa estrutura de informatização, podendo no futuro migrar para utilização do sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O programa faz uso de fichas substitutivas ao SIAB e ao SIA para o registro das informações. Essas são posteriormente digitadas e inseridas no sistema para alimentação da base nacional de dados (SISAB, novo SIAB).

Outro modo é o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que é formulado para atender às equipes de Atenção Básica lotadas em Unidades Básicas de Saúde parcialmente ou totalmente informatizadas. O PEC melhora o trabalho diário, ao facilitar o agendamento, o acesso a informação clínica, a emissão de receitas, solicitações de exames e laudos, sendo destinado a todas as categorias profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Portal atualizado em: 05/08/2022 15:38:19